25

set

[Tecnologia] Hacker reseta e formata smartphone via leitor de código NFC.

[Tecnologia] Hacker reseta e formata smartphone via leitor de código NFC.

Cada vez mas a tecnologia móvel se faz presente em nosso cotidiano, criando faciliades que acabam se tornando indispensáveis depois que o costume em usa-los nos alcança. Até pouco tempo atrás, ninguém ficava aflito em não checar os emails no celular várias vezes ao dia, nos contentávamos a checa-lo no trabalho ou no final do dia no computador de casa. Se alguém precisasse chegar a um local de trajeto desconhecido, comprava o grandalhão guia de ruas, pois não haveria um GPS que o diria cada curva que devesse fazer.

Não se discute se isso é benéfico ou nocivo agora, mas nossa realidade agora é essa a ponto de diferenciar um profissional munido de um bom smartphone capaz de mostrar fotos e documentos ao deslizar dos dedos na tela multitouch, de um que se apresenta com caneta e papel.

Uma tecnologia que fora inventada em 2002 e vem sendo aprimorada há anos é o NFC – Near Field Communication, em tradução livre, comunicação de campo próximo. Trata-se de comunicação entre o dispositivo, normalmente um smartphone dotado de um leitor NFC, e outro inserido numa etiqueta que ele possa ler ou numa registradora de uma loja. Falando em linguagem básica, isto permite que uma compra seja paga apontando o celular para o leitor do caixa, que receberá os dados criptografados de cartão de crédito do dono do aparelho e a compra estará concretizada. Se fosse amplamante adotada por empresas e inseridas em todo aparelho celular, facilitaria e agilizaria muito as transações que fazemos todos os dias, como pagar o posto de combustível ou um drive through de fast food, por exemplo.

Nem tudo são flores.

Na, Ekoparty 2012 – http://www.ekoparty.com, uma conferência de segurança que reuniu diversos hacker (bons e maus) do mundo todo, um indiano chamado Ravi Borgaonkar demonstrou uma grave falha de segurança presente, no caso, no celular Samsung Galaxy SIII simplesmente aproximando o aparelho de uma etiqueta NFC. Além de apagar todo o conteúdo do aparelho, o SIM Card, conhecido como chip, é destruído pela leitura.

Veja o vídeo:

Se quiser ver o momento exato em que o celular é resetado e o SIMCard destruído, adiante o vídeo para o minuto 10:20. O hacker chamou a falha de tragédia da Samsung. Certamente os fabricantes trabalharão para corrigir a falha e a sorte dos usuários foi o indiano ter exposto o problema ao público. Seria possível, por exemplo, que alguém de má-fé inserisse um código legível pelo aparelho num grande site e vários usuários que simplesmente acessassem a página teriam seus aparelhos formatados e cards inutilizados.

2 Comments Quero comentar!

  • Cristiano Eliseu Da Silva — 1 de outubro de 2012 @ 13:37

    A tecnologia é primordial nos dias de hoje, ela nos auxilia no cotidiano que exige cada vez mais de nós. mas não podemos ficar reféns disto,as crianças de hoje não sabem o significado de brincadeiras simples do passado,pois ficam o dia todo na frente da tela de equipamentos de alta tecnologia e esquecem que são crianças e necessitam desenvolver o seu corpo também.muitas estão ficando acima do seu peso normal e desenvolvendo doenças que só apareceria no futuro.será que teremos crianças super inteligentes e portadoras de inúmeras enfermidades no futuro?

  • moncler gamme bleu — 29 de novembro de 2012 @ 14:12

    This article is a great help to me! Thank you!


Leave a comment