06

jun

O valor da liderança pelo exemplo ou Faça ou que digo e não o que faço!

O valor da liderança pelo exemplo ou Faça ou que digo e não o que faço!

O valor da liderança pelo exemplo
Quando você se perguntar, qual a melhor forma de liderar uma equipe, seja do tamanho que for, seja em que lugar for, sejam com quaisquer grupos de pessoas, sempre a liderança pelo exemplo é a que valida esta pergunta.
Ser líder é muito mais do que determinar o que fazer. É planejar, é alinhar estratégia, é divulgar, é executar e principalmente, mostrar como se faz. A liderança legítima é aquela assumida de fato. É aquela em que o líder atua junto à equipe e com a equipe para gerar a solução.
O valor de liderar pelo exemplo, mostrando como fazer e fazendo junto é imbatível na resolução de qualquer circunstância. A equipe não se sente perdida, mas direcionada e sabendo que tem responsabilidades e deveres e que precisa cumpri-los. Quando o líder acompanha a sua equipe, ele faz parte da equipe também. A segurança, a confiança e organização que se faz real com a presença do líder e com a sua participação na execução é literalmente o exemplo.
Fazer certo é mostrar como se faz.
O líder precisa manter a linha da estratégia e direcionar todo o processo de execução e acompanhar tudo para garantir que todos estão fazendo. Não é apenas uma questão de mandar, mas de estar lá e saber o que significa todo o esforço.
Este é o valor do exemplo: confiança.
Seja o exemplo.

Liderar não é fazer.
Liderar é fazer fazer.
E, para isso, é necessário criar uma equipe, o que significa engajar, capacitar e, acima de tudo, inspirar. Sim, líderes devem inspirar pessoas, mas, à medida que a empresa cresce essa função muda um pouco, pois não é mais suficiente inspirar quem faz.

Por: Sílvia Somenzi

1 comentário Quero comentar!

  • pumps — 2 de agosto de 2012 @ 4:23

    Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!
    pumps


Leave a comment