12

nov

I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos

I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos
Como andam os preparativos na área de segurança para os grandes eventos no Brasil? De que forma a experiência de cidades brasileiras e de outros países que sediaram ou irão sediar eventos de larga escala pode contribuir para essa preparação? Essas questões são o tema central da I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que contará com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Esporte, Aldo Rebelo, na solenidade de abertura nesta quarta-feira (7/11), às 19h, em Brasília.

Os dois ministros de Estado irão proferir palestras na solenidade de abertura da conferência internacional. O ministro José Eduardo Cardozo abordará “A importância da cooperação internacional para a segurança de grandes eventos”. O ministro Aldo Rebelo falará sobre o tema “A preparação do Brasil para os grandes eventos desportivos”. O secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, irá proferir a palestra de abertura.

O evento deverá reunir cerca de 350 profissionais e gestores de segurança pública de 31 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Holanda, Indonésia, Inglaterra, Jamaica, Polônia, Portugal, Qatar, República Dominicana, Rússia, Suécia e Suriname.

Todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estarão representadas, além dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pará, Santa Catarina e Sergipe. Haverá a apresentação de experiências de segurança em grandes eventos, como a do estado do Rio de Janeiro, que será apresentada pelo subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Segurança, Roberto Alzir Dias Chaves (“O Rio de Janeiro como palco dos grandes eventos no Brasil”).

A expertise de outros países com segurança para grandes eventos também será apresentada. Da Inglaterra, “A experiência britânica nos Jogos Olímpicos de Paralímpicos 2012” será ministrada pelo oficial sênior da Polícia Metropolitana de Londres, Christopher John Allison. A palestra “Grandes Eventos Esportivos: um desafio nacional de segurança” será apresentada pelo presidente da International Centre for Sport Security (ICCS), Mohamed Hanzab. O ICCS é uma organização sem fins lucrativos que mantém um centro internacional com sede em Doha, no Qatar, com atuação na área esportiva em segurança e risco, investigação, formação e aquisição de conhecimentos e integridade do esporte. “A experiência canadense nas Olimpíadas de Inverno 2010” será apresentada pelo superintendente da Real Polícia Montada Canadense, Kevin de Bruyckere. Da Espanha, o chefe da brigada central de escoltas da unidade central de proteção – corpo nacional de polícia, Juan Francisco Espinazo Molina, mostrará “A experiência espanhola na Jornada Mundial da Juventude de 2011”.

Gestores de segurança brasileiros que estão atuando nos preparativos para os grandes eventos também participarão como conferencistas. O titular da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos do Ministério de Justiça (Sesge/MJ), Valdinho Caetano, abordará “A Estratégia da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos para a segurança da Copa do Mundo Fifa 2014”. O diretor de segurança do Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Luiz Fernando Corrêa, apresentará  “A segurança privada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”. O gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA 2014, José Hilário Medeiros, mostrará “A Segurança dos Estádios durante a Copa do Mundo Fifa 2014”.

Para falar sobre o tema “O País sede como potencial alvo de ações criminosas”, dois especialistas estrangeiros foram convidados. Dos EUA, o assessor de segurança do Departamento de Estado, David Nelson; e da Alemanha, o diretor da Polícia Federal e chefe da divisão de proteção a autoridades, Heinz-Werner Aping.

Além de mostrar cases na área de segurança de grandes eventos, a conferência abordará o que tem sido feito no Brasil até agora e o que os russos têm preparado para o Mundial de Futebol de 2018. Do Brasil, o secretário da Sesge/MJ, Valdinho Caetano, apresentará “Os Próximos Passos na Preparação Brasileira”. Também da Sesge/MJ, o diretor de operações, Luiz Carlos de Carvalho Cruz falará sobre “O Planejamento de operações para a Copa do Mundo Fifa 2014″. Do Ministério da Defesa, o assessor especial de Grandes Eventos, Jamil Megid, apresentará “O Papel das Forças Armadas no Apoio à Segurança dos Grandes Eventos”. Da Rússia, o chefe do departamento jurídico do Ministério do Esporte, Vladimir Kariakin mostrará  “A preparação da Rússia para a Copa do Mundo 2018”.

pixel
 Fonte: Ministério da Justiça

Postado por Mirian Bazote

pixel
pixel

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.


Leave a comment