07

maio

GOLPES ON LINE

GOLPES ON LINE

 

 Muito comum encontrar erros crassos de português nos emails falsos, além de uma formatação estranha no texto. Esses são sinais de que o e-mail, provavelmente, é falso, já que as empresas legítimas tomam cuidado para enviar textos bem escritos e formatados.

Endereço estranho

Os golpistas costumam incluir endereços da web nos e-mails falsos para coletar informações das vítimas. Alguns têm o cuidado de criar endereços bem parecidos com os da empresa que usam como disfarce, mas é possível identificar o golpe pelo endereço estranho. Por exemplo, no lugar de www.nomedobanco.com.br, o link pode ser www.nomedobanco-sp.com.br.

 Hospedagem gratuita

Empresas legítimas não hospedam seus sites em serviços gratuitos, como HpG, Geocities, Lycos, Kit.Net ou Gratisweb. Portanto, se você receber um e-mail que o direcione para uma página em um desses serviços, desconfie. Normalmente, as empresas possuem seu próprio domínio.

Pedido de divulgação

Os golpistas on-line têm várias maneiras de distribuir seus emails falsos e, muitas vezes, pedem para as próprias vítimas divulgarem o golpe, incluindo no e-mail o texto “envie para o maior número de pessoas possível”. As empresas que fazem divulgação pela web usam seus próprios bancos de dados para enviar e-mails e nunca recorrem a esse recurso.  

Oferta válida somente pela internet

Há empresas que fazem ofertas válidas apenas pela internet. Quando essas empresas são legítimas, colocam à disposição do internauta algum telefone de contato para atendê-lo. É comum encontrar em golpes, por e-mail, a afirmação de que a promoção ou oferta só é válida pela internet, numa tentativa de evitar que o internauta entre em contato com a empresa real e descubra que a oferta é um golpe. Além disso, os internautas devem ficar atentos para as ofertas que incluem preenchimento de cadastros, entrada em links ou download de algum arquivo. É recomendável ignorar essas ofertas ou entrar em contato com a empresa responsável e verificar se são reais. Tomando esses cuidados, é possível ficar mais seguro e evitar as armadilhas digitais que surgem todos os dias.

Postado por:

Mirian Bazote – Port Segurança.

“Segurança é prevenção; Prevenção é cuidado; Cuidado é habito!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.


Leave a comment